Blog

A CodeWeek está a chegar

codeweek19A 7ª Semana Europeia do Código está a chegar! Em boa verdade a Semana Europeia do Código é a semana mais longa do ano com 15 dias e este ano irá decorrer entre 5 e 20 de outubro. A iniciativa é promovida por diversas entidades europeias, das quais se destaca a Comissão Europeia.

Esta iniciativa visa celebrar a criatividade e desmistificar questões relacionadas com a programação, de forma a dar a conhecer, cativar e trazer mais crianças, jovens e adultos para este “mundo”. Atividades, como a da Semana Europeia do Código, têm sido promovidas por todo o mundo, pois apesar de toda a animação e descontração inerentes a estas ações, estima-se que só na Europa no ano de 2020 existam cerca de 825 mil vagas por preencher na área da computação. Assim, facilmente se compreende que as CodeWeek não surgiram por “geração espontânea”, mas sim focadas no minimizar de um problema.

Desde 2013 o número de atividades e participantes tem aumentado. Em 2013 registaram-se apenas 3 mil atividades que envolveram cerca de 10 mil pessoas enquanto que no ano passado registou-se a envolvência de 22 milhões de pessoas em 44 mil atividades. Esta onda de crescimento é também esperada para este ano com atividades já registadas por todo o mundo.

Portugal não tem ficado de fora desta iniciativa e à semelhança do resto da Europa tem registado um crescimento no número de participantes e de eventos ocorridos nesta semana. Estes dados demonstram que as instituições e cidadãos estão cada vez mais conscientes da importância que a programação tem no presente e que virá a ter no futuro.

Em Portugal estão, à data deste artigo, agendadas 228 iniciativas, esperando-se que este número aumente nos próximos dias.

Já diz o ditado que “é de pequenino que se torce o pepino”, assim já muitos pais e educadores se aperceberam que as nossas crianças não precisam de ser apenas meros utilizadores de tecnologia, podem ser criadores. O próprio Ministério da Educação tem sido incansável na divulgação, dinamização e apoio a iniciativas que promovam o ensino da programação. No âmbito da CodeWeek destaca-se o evento nacional que decorrerá em Aveiro no próximo dia 19 de outubro (http://erte.dge.mec.pt/noticias/evento-nacional-codeweek-2019)

Se nestas atividades de curta duração se procura realizar atividades mais lúdicas de promoção desta área e de simples iniciação (cuja ferramenta mais adotada tem sido o Scratch), nas atividades de longa duração almeja-se, essencialmente, a promoção do Pensamento Computacional. Pensamento este, resumidamente descrito por Wing como sendo um conjunto de habilidades intelectuais e de raciocínio que indica como as pessoas interagem e aprendem a pensar por meio de linguagem computacional.

Para mais informações pode sempre consultar a página do evento (https://codeweek.eu/about/)  onde estão registadas muitas atividades gratuitas e abertas que serão uma excelente oportunidade para se integrar no mundo da programação.

Boa CodeWeek’19, recheada de atividades, e mais importante, não se esqueça que qualquer semana é boa para se iniciar no mundo da programação.

 

Filipe T. Moreira

“Pomodoro” ! Para quem gosta de adiar.

O que é?

 É um método utilizado para gerir o tempo e que tem como objetivo de aumentar sua produtividade nos estudos. Indicado para pessoas procrastinadoras, ou seja, que têm tendência a adiar suas atividades.

Origem

Desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. O autor usava um medidor tinha o formato de um tomate e é daí que surge o nome pomodoro, que significa tomate em italiano.

Como funciona?

A ideia é dividir em blocos de tempo (concentrados) com objetivos bem definidos.

Blocos de tempo: Normalmente (mas pode depender de alguns fatores) o prescrito é 25 minutos de trabalho com 5 minutos de descanso. Após 4 tempos (1 hora) um descanso maior. Depois é repetir o processo.

Objetivos: Claros e possíveis (pode fazer uma lista)

Material:

  • Pomodoro ( um cronómetro, telemóvel ou uma app )
  • Lista de objetivos claros e possíveis .

Vantagens

  • Aumenta a concentração;
  • O aluno fica menos ansioso;
  • Aluno mais consciente dos seus objetivos;
  • Reforça a determinar de atingir esses objetivos;
  • Aumenta a motivação;
  • Melhora o processo o seu estudo;
  • Com o sucesso vem mais vontade em progredir.

Bom Estudo e Bons Resultados

https://centrodacrianca.com/

Cada criança é única

Todas as crianças são diferentes. Esta é uma ideia que todos concordamos. Essa diferença reflete o modo como aprendem.
Todos, adultos incluídos,   percebemos o mundo de maneira diferente, ou seja, temos um conjunto de características nossas que indicam como percebemos , interagimos e respondemos a um ambiente de aprendizagem.
Esta é uma das razões porque há alunos que têm mais dificuldades na escola… pois não se podem ensinar todos os alunos como se ele fosse apenas um
No Centro da Criança cada criança é única e por isso utilizamos estratégias diversificadas e adequadas a cada uma. Venha conversar connosco.

Projeto nas Escolas

Acredito que o futuro (ou o presente) da nossa escola passa por um ensino híbrido, com metodologias ativas, em que o aluno aprende em projeto e o trabalho do professor é sempre apoiado e em parceria com outros professores.
Este foi o trabalho que produzimos nos últimos 2 anos.